óleo essesncial 1

Por que os óleos essenciais naturais?

Por que os óleos naturais? Por que não qualquer coisa que cheire bem, seja natural ou sintética?

A resposta é simplesmente porque substâncias sintéticas ou inorgânicas não contem força vital; não são dinâmicas.

Tudo é feito de química, mas substâncias orgânicas como os óleos essenciais têm uma estrutura que só a mãe natureza pode conceber. Eles têm força vital, um impulso adicional que só pode ser encontrado nas coisas vivas. Robert Tisserand em A Arte da Aromaterapia.

Estima-se que 90% das empresas que dizem comercializar “óleos essenciais” no Brasil, na verdade vendem produtos sintéticos como se fossem naturais. Produtos estes com pouca ou nenhuma utilidade terapêutica, diga-se de passagem.

Cada óleo essencial tem um aroma especial e pelo menos 100 componentes químicos diferentes, conferindo-lhes uma complexidade química que não pode ser comparada à simplicidade de um produto sintético composto por uma ou duas substâncias apenas.

A sinergia entre os diferentes compostos de um óleo essencial é o maior exemplo que a Mãe Natureza pode nos dar de sua imensa sabedoria. Um exemplo disto são os arbustos de mirra e olíbano que são envoltos por uma nuvem muito tênue de óleos essenciais que filtram os raios solares e refrescam o ar ao redor da planta, permitindo que a mesma se adapte ao meio ambiente hostil dos desertos e climas muito quentes. E olha só, os óleos essenciais de mirra e olíbano, entre outros benefícios, são excelentes no cuidado da pele, para eliminar rugas e tonificar a pele vincada e envelhecida … será uma mera coincidência? É óbvio que não… é a natureza mostrando que apenas o que é natural é o que melhor se aplica a quem é da natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *