fughi

Funghi Porcini

Trata-se de  um fungo que pertence ao gênero de cogumelos Boletus na ordem Boletales. Amplamente distribuída no Hemisfério Norte, em toda a Europa, Ásia e América do Norte, a espécie não ocorre naturalmente no hemisfério sul. É um cogumelo comestível.

Os cogumelos comestíveis são consumidos pelos seres humanos pelo seu valor nutricional e ocasionalmente pelo seu valor medicinal. Os cogumelos consumidos por razões de saúde são conhecidos como cogumelos medicinais. Por outro lado, os cogumelos aalucinogênicos(como Psilocybe) são ocasionalmente consumidos com fins recreativos ou religiosos, podendo causar náusea e desorientação severas, pelo que não são geralmente considerados como cogumelos comestíveis.

Os cogumelos comestíveis incluem muitas espécies de fungos que são silvestres ou cultivadas. Os cogumelos facilmente cultiváveis e os comuns cogumelos silvestres estão muitas vezes disponíveis em mercados, e os mais difíceis de obter,  podem ser colhidos em menor escala por recolectores privados. Algumas preparações podem tornar certos cogumelos venenosos adequados para consumo.

A capacidade de alguns cogumelos para inibirem o crescimento de tumores e melhorar aspectos do sistema imunitário é estudada há cerca de 50 anos.  A pesquisa internacional sobre cogumelos continua atualmente, enfocada em cogumelos que possam ter atividade hipoglicêmica, anti-cancerígena, anti-patogênica e de estimulação do sistema imunitário. Pesquisas recentes revelam que os cogumelos produzem grandes quantidades de vitamina D quando expostos à luz ultravioleta.

Nome Botânico: boletus edulis

Propriedades terapêuticas: grande quantidade de vitamina D, hipoglicêmica, anti-cancerígena, anti-patogênica e de estimulação do sistema imunitário.

Fonte: Wikipédia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *