acafrao-verdadeiro

Açafrão Absoluto

O açafrão é extraído dos estigmas das flores de Crocus sativus. É utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo, região de origem. É considerado como uma das mais caras especiarias do mundo uma vez que, para se obter um quilo de açafrão seco, são processadas manualmente cerca de 150.000 flores, e é preciso cultivar em uma área de aproximadamente 2000 m².

O açafrão também tem sido empregado para fins medicinais, há séculos. Historicamente foi utilizado no tratamento do câncer e de estados depressivos. Também auxilia também na melhora da sensibilidade à insulina e na redução dos níveis glicêmicos e insulinêmicos de indivíduos obesos. Contribui para diminuir a vontade de ingerir doces, favorece a melhora dos sintomas da TPM , além de ter ação antioxidante por conter crocina, um carotenoide.

A composição química de Crocus sativus contém três principais metabólitos:

  • Crocins: carotenoides hidrossolúveis com alto teor de glicosil, responsáveis pela cor do açafrão.
  • Picrocrocins: são as principais substâncias responsáveis pelo gosto amargo do açafrão.
  • Safranal: óleo volátil responsável pelo aroma do açafrão.

 

Nome Botânico: Crocus sativus

Efeitos Terapêuticos: auxilia na perda de peso associado com o controle da saciedade, redução do estresse, diminuição da ansiedade e dos sintomas da depressão pela contribuição na inibição da recaptação de Serotonina, que é um neurotransmissor responsável por regular o sono, apetite e o humor.

 

Fonte: Tito Farma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *